Desenvolvido por focall.com.br

Inventário da Oferta Turística

A Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes por meio da SEDEP - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, com o apoio técnico da Focall Consultoria, realizaram o Projeto de Turismo para Campos dos Goytacazes.

O que é o projeto

É composto de fases que se complementam. São elas: Inventário da Oferta Turística, Selo Campos dos Goytacazes de Qualidade no Turismo, Portal Municipal de Turismo, Pesquisa de Demanda Turística, Plano de Marketing para o Turismo, Plano de Marketing para o Turismo e Cursos de qualificação

ETAPAS DO PROJETO:

  • Inventário da Oferta Turística
  • Selo de Qualidade no Turismo
  • Portal de Turismo de Campos
  • Pesquisa de Demanda Turística Real
  • Plano de Marketing para o Turismo
  • Cursos de Capacitação

PESQUISA DE CAMPO DO INVENTÁRIO TURÍSTICO:

É um levantamento completo de toda a oferta turística, por meio de pesquisa de campo com questionários aprovados pelo Ministério do Turismo e registro fotográfico respeitando-se o Plano Diretor do Município e as áreas limitrofes. As informações pesquisadas são divulgadas neste portal.

Foram inventariados 1.174 estabelecimentos e atrativos.

Com 11.137 fotografias de registro dos empreendimentos e atrativos

DEFINIÇÃO DAS REGIÕES TURÍSTICAS:

Para fins de adequação ao que há de mais moderno em mapeamento turístico o município foi subdividido em Regiões Turísticas:

Região Central

Região Verde

Região Norte do Município

Região do Farol de São Thomé

SELO CAMPOS DOS GOYTACAZES DE QUALIDADE NO TURISMO:

Objetivo:

Servir como indutor de um processo contínuo de melhoria dos produtos e serviços do município, ampliando a satisfação e proporcionando a valorização do produto turístico local. Os estabelecimentos que participam o fizeram por adesão formal.

CRITÉRIOS DO SELO CAMPOS DOS GOYTACAZES DE QUALIDADE NO TURISMO:

Situação Legal

Infraestrutura

Gestão do Negócio

Atendimento ao Turista/Visitante

Gestão da Qualidade

Segurança para o Turista/Visitante

Responsabilidade Socioambiental

Parcerias, Cooperação e Representatividade

Atividades Agregadas ao estabelecimento

PLANO DE MARKETING PARA O TURISMO:

São seis os objetivos propostos:

  1. Aumentar o fluxo de turistas e visitantes durante os dias de semana.
  2. Aumentar o fluxo de turistas e visitantes durante os fins de semana normais.
  3. Aumentar o tempo médio de permanência de turistas e visitantes.
  4. Ampliar o gasto médio dos turistas e visitantes em todos os componentes da cadeia produtiva.
  5. Ampliar o grau de satisfação com o produto turístico e serviços oferecidos no município.
  6. Ampliar a taxa de retorno de turistas e visitantes.

CURSOS MINISTRADOS:

Excelência no atendimento ao turista - Farol de São Thomé

Local: Posto de informações turísticas

Informações turísticas - Centro Histórico

Local: ACIC

Excelência no atendimento ao turista

Local: ACIC

Excelência no atendimento com foco no turismo

Local: SENAC

Excelência no atendimento com foco no turismo

Local: Lagoa de Cima