Desenvolvido por focall.com.br
 

Roteiro a pé Centro Histórico - Belezas do Centro Histórico

Roteiro

O Centro Histórico de Campos dos Goytacazes, restaurado, proporciona conhecimento e lazer para os turistas e Munícipies que o visitam. Esse passeio a pé pode ser feito com um olhar para as belezas arquitetônicas e culturais que fazem parte desse roteiro. São monumentos de beleza ímpar e de muita história para contar.

1. Praça do Santíssimo São Salvador:
Toda cidade tem a sua praça principal e, se crescer para merecer outras ainda assim aquela primeira continua sendo reverenciada. É o caso da Praça São Salvador. Local emoldurado por prédios históricos que contam a beleza e a história da cidade que tem a praça como local de desenvolvimento de toda a sagacidade do povo goitacá. No centro da praça encontra-se o Monumento ao Expedicionário campista, memória viva do voluntariado de nossos soldados, o Batalhão, Voluntário da pátria para a Guerra do Paraguai.

2. Praça Quatro Jornadas:
Outro local de grande relevância no Centro Histórico, pois conta a história das quatro investidas da heroína Benta Pereira contra os Assecas. Nela encontra-se o belíssimo Chafariz Belga que ornamenta e enfeita a praça.

3. Museu Histórico de Campos
Para preservar o passado do município a Prefeitura de Campos inaugurou em 2012 o Museu Histórico. Funciona no antigo Solar do Visconde Araruama que data do século XVIII que passou por uma completa restauração. Seu acervo é composto por objeto de grande relevância para a vida do município e do país, que mostram traços da pré-história, período de colonização, formação da população, ciclos econômicos e etc. Paralelamente ao acervo fixo, a instituição promove exposições temporárias.

4. Basílica do Santíssimo Salvador:
Com a constituição da Vila de São Salvador em 1677, o donatário da capitania mandou construir no ponto mais alto do centro da Vila a matriz, onde existia também um cemitério indígena. Só no ano de 1924 a matriz foi elevada à Catedral Diocesana, depois reestruturada e reinaugurada em 1935, como parte das comemorações do centenário da elevação de Vila à categoria de Cidade. Em 1970 recebeu o título de Basílica Menor do Santíssimo Salvador.

5. Casario Eclético
Descendo pelo Boulevard Francisco de Paula Carneiro encontramos o belíssimo casario de arquitetura eclética que compõe o calçadão de Campos. Nossa cidade é a segunda cidade do Brasil em arquitetura eclética em um conjunto que forma o Patrimônio Cultural.

6. Pelourinho
No centro do calçadão encontra-se o Pelourinho, marco de autoridade do período colonial. Lembrança de um passado ao qual não devemos voltar.

7. Praça do Chá Chá Chá
Antiga Praça da Quitanda, por onde passava todo o comércio rudimentar do período colonial. As mercadorias chegavam em barcaças pelo rio Paraíba do Sul e eram comercializadas nesta praça. Hoje toda reformulada abriga o quiosque Chá Chá Chá local de encontro ao fim da tarde.

8. Livraria ao Livro Verde
A livraria mais antiga da América do Sul em funcionamento, localiza-se na Rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo nº 66. Na época em que mantinha o número 22, foi visitada por ilustres campistas tais como José Cândido de Carvalho. É a única livraria do Brasil que consta no Guinness Book, o Livro dos Recordes.
Empresa fundada em 13 de junho de 1844 pelo lusitano José Vaz Corrêa Coimbra, Ao Livro Verde instalou em Campos uma das primeiras tipografias. E o que é mais importante: manteve a casa com as mesmas características comerciais, o que permanece até os dias de hoje, só que com um toque de modernidade, aliás, como acontece com as mais importantes livrarias do país.