Desenvolvido por focall.com.br
 

Roteiro da Fé - Turismo Religioso

Roteiro

Circuito Religioso - expressões de história e fé que atravessam séculos.

Conhecer as igrejas de Campos, que além de simbolizarem o culto, abrigam um grande número de objetos, os quais compõem um ambiente religioso e também descrevem toda uma tradição cultural que atravessa séculos, é celebrar a história através da fé !
 

Catedral S. Salvador -  A  Basílica, historicamente, é a mais antiga, pois data de antes mesmo da criação da Vila de Campos. Está localizada desde 1678 na Praça São Salvador. O atrativo situa-se na Praça São Salvador no centro comercial de Campos. A Igreja Matriz sobressai do conjunto arquitetônico, por sua imponência e localização - de frente para o Rio Paraíba do Sul. O INEPAC inventariou em 2010 a escultura religiosa Santana Negra de madeira dourada e policromada que se encontra nesta igreja. Também o São João Batista do século XVIII. 

 

Igreja Santo Antônio - Erguida primeiramente no fim do século XVII, às margens do Rio Muriaé em uma aldeia dos índios guarulhos, no estilo barroco do primeiro período.
No século XIX foi transferida para o centro de Guarulhos e sendo construída em 1874, substituindo o antigo templo, com simetrias arcadas, e colunas quadrangulares.

Igreja N.Srª do Saco - Teve sua construção iniciada pelos capuchinhos em 1682. Vários padres passaram pela igreja não conseguindo ir adiante em virtude da igrejinha não ser solicitada para celebrar missas, tornando impossível a sobrevivência dos sacerdotes. Hoje é umas das igrejas mais freqüentadas da cidade com a realização de 4 missas dominicais.

Igreja N.Srª da Boa Morte - Sua construção foi iniciada em 1736 pelos Irmãos da Irmandade do mesmo nome e foi concluída em 17 de agosto de 1846. Seus adornos e marcas imitam o gótico nas portas e janelas.

Igreja N.Srª da Lapa - A construção da Igreja da Lapa começou em 1740. Possuía duas torres, conforme gravura estampada no EXTENSOR BRASILEIRO, no ano de 1845, havendo na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar da publicação. Em 1863, uma faísca elétrica fundiu a cruz da torre situada no lado esquerdo do templo, fazendo sérias avarias. Em 1872, recebeu a primeira reforma.

Igreja de Santa Efigênia - Pertencente à Irmandade de Santa Efigênia ou (Ifigênia). Sua construção foi iniciada em 1853 e em 9 de outubro de 1870, ainda que as obras não estivessem totalmente concluídas, ela foi benzida e para lá se transferiu a Irmandade  que tinha sua sede na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

1ª Igreja Batista de Campos - A Primeira Igreja Batista de Campos foi idealizada em 1891, pelo missionário americano William Buck Bagby juntamente com o evangelista Domingos de Oliveira, porém sua construção ocorreu apenas oito anos depois. Seu nome original era Igreja de Christo de Campos e acabou sendo chamada mais tarde de Batista.
A construção em Campos abriu as portas para que a obra missionária da igreja se estendesse para municípios da região como: São Fidélis, Macaé e Cambuci.

Igreja N.Srª do Rosário - Pertencia à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e foi construída no século XVIII, aproximadamente entre os anos de 1720 e 1740 graças à dedicação dos Irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito que em sua maioria eram negros escravos e que foram seus primeiros proprietários. No Inventário da Arte Sacra do INEPAC há a escultura religiosa do Cristo Crucificado do século XIX.

Igreja N.Srª do Carmo - Pertencente à Venerável Ordem do Carmo, foi erguida em 1752 em estilo barroco e em sua fachada estão anotadas as datas de 1797 e 1835 que recordam épocas de conclusão de obras e reformas.
Essa igreja é uma obra de arte harmônica que promove reflexão e devoção aos fiéis que a visitam. O INEPAC inventariou o meio vulto da escultura religiosa São Salvador do Mundo do século XVIII que se encontra nesta igreja, bem como o Senhor Prisioneiro, o Senhor no Monte das Oliveiras, o Senhor da Coluna, o Senhor da Cana Verde, o Senhor da Pedra Fria, o Senhor dos Passos,etc.

Igreja de São Francisco - É uma das mais antigas e belas da região, seu estilo barroco simples, tem fachada com influencia rococó e motivos brasileiros. Próximas à igreja, ainda na rua 13 de maio, há várias casas que ainda conservam as características arquitetônicas do século XIX e do inicio do século XX. Esta igreja possui o Museu de Arte Sacra onde podem ser visitados e conhecidos vários objetos inventariados pelo INEPAC em 2010, como o Senhor Jesus Cristo  do séc. XIX, o Senhor Morto - Crucificado.

Igreja de São Benedito - Pertencente à Irmandade de São Benedito uma instituição religiosa das mais antigas em Campos e que foi organizada por negros e mulatos      (escravos e libertos), entre os anos 1678 e 1695 e teve seu primeiro compromisso aprovado em 1743 e confirmado em 1773 por Dom José I, Rei de Portugal. A construção da igreja começou com a colocação da pedra angular em 22 de outubro de 1865, mas as obras efetivas se iniciaram somente no dia da festa de São Benedito em abril de 1866.

Capela N.Srª do Rosário ( Donana) - Construída na primeira metade do século XVII, por fidalgos portugueses no período dos Viscondes de Asseca em homenagem à padroeira da região. È uma das mais antigas construções da planície. O INEPAC inventariou a escultura religiosa do Divino Espírito Santo de madeira, douração e policromia.

Igreja Santo Inácio  - O Solar, de estílo barroco jesuítico, que abriga a referida igreja, foi construído na segunda metade do século XVII, em local privilegiado em meio à planície goitacá, instala-se em suave elevação em relação aos arredores, protegido dos alagamentos na época de chuvas. Hoje a construção jesuítica abriga o Arquivo Público Municipal de Campos dos Goytacazes, criado pela Lei nº7060/2001 e inaugurado em 28 de Março de 2002. A capela se encontra desativada.

Igreja de São Sebastião - O atrativo está situado na Praça São Sebastião à direita da Estrada de São Sebastião, tendo nas laterais casas residenciais. À sua frente, continuação da praça e outras casas. A igreja impõe-se no conjunto arquitetônico existente.
Não se tem referências históricas e cronológicas sobre o atrativo, mas na igreja existem algumas certidões de batizados datando de 1880, o que leva a crer que o atrativo date provavelmente do século passado. Nela se encontra a escultura religiosa do Divino Espírito Santo de madeira pintada e dourada, inventariada pelo INEPAC. Também o São José do século XVIII.

Mosteiro de São Bento - Localizado no distrito de Mussurepe, a 30 km da cidade. È um dos mais antigos templos campistas (1648) construído pelos padres beneditinos. A obra do mosteiro começou com uma igreja de taipa coberta de palha, sob a invocação de Nossa Senhora, algumas casas cobertas de palha para residência dos religiosos e oficiais, e outras para escravos. O INEPAC inventariou o Cristo Crucificado de madeira policromada do século XIX nesta igreja.

Igreja de Santo Amaro - Situada próxima á RJ-216 ( estrada do açúcar), dando de frente para a Praça de Santo Amaro e tendo sua fachada principal voltada para o Cabo de São Tomé. Em seu entorno casas residenciais e comerciais esparsas.
Sua construção data do ano de 1735. Reconstruída entre 1795 e 1798 por devotos do santo. Sofreu reformas na metade do século XX, em 1945, recebendo duas torres.
 
 
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo
Por: Ana Neri Alvarenga
Mais informações: (22) 2733-4331