Desenvolvido por focall.com.br
 

Arquitetura Religiosa - Centro Histórico

Roteiro

Um passeio pelo centro histórico de Campos dos Goytacazes é um mergulho na história e na Reliogiosidade do Brasil.

São diversas igrejas, prédios históricos e edificações religiosas ricos em detalhes e em importância para o patrimônio e a memória do povo campista.

Pensando nisso, o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, criou um roteiro auto-guiado facilmente visitado por qualquer turista.

Para esse roteiro foram selecionadas sete igrejas, partindo da Catedral do Santíssimo Salvador, na Praça São Salvador até a Igreja Nossa Senhora da Lapa, na vista mais bela da cidade, a Curva da Lapa. São poucos quarteirões e muita história para ver e fotografar.

Catedral do Santíssimo Salvador - Localizada na Praça São Salvador s/nº, é o Templo principal da Diocese de Campos, em estilo neoclássico, destaca-se pelo conjunto de 32 vitrôs ricamente trabalhados. A bela fachada principal tem um vão coberto sustentado por quatro colunas. O prédio atual foi inaugurado em 1935.


Igreja Nossa Senhora do Carmo - Localizada na Rua 13 de Maio, 44, é considerada por historiadores como a "jóia do estilo barroco colonial". Foi erguida em 1752. Seu teto é todo trabalhado com desenhos dourados e quadros pintados a óleo que retratam passagens da vida de Cristo.


Igreja São Francisco de Assis - Localizada na rua 13 de Maio, 182, possui acervo de arte sacra barroca. No local, foi celebrada a primeira missa de Campos dos Goytacazes, no ano de 1652. Em seu pátio, fica o marco de fundação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes.  


Igreja de São Benedito - Localizada na Praça Dr. Nilo Peçanha, pertence à Irmandade de São Benedito, uma das instituições religiosas mais antigas em Campos. Foi organizada por negros e mulatos (escravos libertos) entre os anos 1678 e 1695. Teve seu primeiro compromisso aprovado em 1743 e confirmado em 1773 por Dom José I, Rei de Portugal.


Igreja de Santa Efigênia -  Localizada na rua Marechal Floriano, bem na esquina com a rua Tenente Coronel  Cardoso, pertence à Irmandade de Santa Efigênia ou Infigênia. Sua construção foi iniciada em 1853 e concluída (reformada) em 9 de outubro de 1870. Foi a primeira igreja construída na localidade, depois que Campos foi elevada à categoria de cidade em 1835.


Igreja Nossa Senhora do Rosário  - Localizada na Praça do Rosário,  pertencia à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e foi construída no Século XVIII, aproximadamente entre os anos de 1720 e 1740.


Igreja Nossa Senhora da Lapa - Localizada na Av. Rui Barbosa, 805,  foi construída em 1748. Já funcionou como seminário e anexo do Quartel do Destacamento dos Milicianos. Conta a lenda, que um sino desta igreja, caído no Rio Paraíba do Sul, abriga um jacaré gigante, o Ururau. Sua localização proporciona uma bela vista panorâmica de Campos.

                                                                                           Outras Igrejas que merecem ser visitadas

 

Igrejas e datas de fundação

 

Capela N.S.ª do Rosário (Campo Limpo)     1620 e 1630

Capela N.S.ª do Rosário (Donana)                1620 e 1630

Capela  Santo. Inácio (Colégio – Tocos)        1630

Mosteiro de São Bento (Dist. Mussurepe)      1648

Catedral S.S Salvador                                     1678

Igreja N.S.ª do Saco                                         1682

Igreja de São Gonçalo (Dist. Goitacazes)        1722

Igreja de Santo Amaro (Dist. Santo Amaro)     1735
       
Igreja N.S.ª da Boa Morte                                  1736

Igreja N.S.ª do Rosário                                      1737

Igreja N.S.ª da Lapa                                       1740 a 1748

Igreja de São Francisco  de Assis                     1788

Igreja N.S.ª do Carmo                                         1797

Igreja de N.S.ª do Terço                                      1849

Igreja de Santa Efigênia                                      1853

Igreja Santo Antônio (Guarus)                              1865

Igreja de São Benedito                                          1866

Igreja de São Sebastião (Dist. São Sebastião)    1880

1ª Igreja Batista de Campos                                  1891

 

 

Fonte: SEDEP (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo)