Desenvolvido por focall.com.br
 

Economia

Descrição:

       O maior município do interior do Estado com seus atrativos naturais e incentivos implementados  por políticas públicas é o principal centro comercial do norte e noroeste fluminense, sul do Espírito Santo e sudeste de Minas Gerais.

      O setor industrial é bastante diversificado. O município possui o maior pólo cerâmico do estado e é um dos maiores produtores nacionais de açúcar e álcool. Nos últimos anos, graças a incentivos fiscais concedidos pelos governos, municipal e estadual, Campos dos Goytacazes também atraiu grandes empresas nacionais e internacionais de médio e grande porte, que produzem desde medicamentos a tubulações para o setor offshore.

      Este dinamismo fez do município um dos maiores geradores de emprego com carteira assinada no Brasil.

      Municípios Limítrofes: São Francisco de Itabapoana

                                          São João da Barra

                                          Quissamã

                                          Conceição de Macabu

                                          Santa Maria Madalena

                                          São Fidélis

                                          Cardoso Moreira

                                           Italva

                                          Bom Jesus do Itabapoana

                                          Mimoso do Sul (ES)

 

      Indicadores Econômicos:

      Produto Interno Bruto (PIB): R$ 29,13 bilhões

      PIB per capita: R$ 67.445,76

      Principais atividades econômicas: extração de petróleo e gás, indústrias de transformação, comércio varejista, construção civil, transporte e comunicação, prestação de serviços e agropecuária.

 

         Um mar de oportunidades!

      Bacia de Campos - situada na costa norte do estado do Rio de Janeiro, entre os paralelos 21 e 23 sul, a Bacia de Campos é a maior província petrolífera do Brasil, responsável por 82% da produção nacional de petróleo e contendo as maiores reservas provadas já identificadas e classificadas no país.

      Pré-Sal - recentes pesquisas detectaram a existência de gigantescos reservatórios de petróleo na camada do pré-sal, porção do subsolo que se encontra sob a camada de sal situada a alguns quilômetros abaixo do leito do mar.

      Complexo Logístico Industrial Farol/Barra do Furado - empreendimento de grande porte que abrigará dois estaleiros, um terminal de estocagem de derivados de petróleo, um terminal e entreposto pesqueiro e um condomínio industrial e de serviços, fazendo do município referência para recepção de investimentos em bilhões de dólares.

      Superporto do Açu - em fase de implantação, com início de operação previsto para 2013, o Superporto do Açu é o maior empreendimento privado do país, localizado próximo a Campos dos Goytacazes, no município de São João da Barra. Sua proximidade com a bacia petrolífera de Campos, potencializa negócios nas áreas de óleo e gás. Na retroárea do porto será construído um complexo industrial que terá siderúrgicas, termelétrica, cimenteira, pólo metalmecânico, usina de pelotização de minério e unidade de tratamento de petróleo, entre outras indústrias. A previsão é de 50 mil empregos diretos.

 

      Incentivos Fiscais e Fomentos

                As empresas que se instalam em Campos dispõem de benefícios concedidos pela prefeitura e pelo governo do estado:

                Lei Estadual 5.636/2010

                Lei Orgânica do Município

                FUNDECAM (Fundo de Desenvolvimento de Campos)

                FUNDECAM Estruturante

                FUNDECAM Inovador

                FUNDECAM Solidário

                FUNDECAM Equalizante

                FUNDECAM Reestruturação de Ativos

 

     TRANSPORTES

     Rodoviário - Campos dos Goytacazes está interligada por rodovias aos maiores centros urbanos do país. A cidade é cortada pela BR-101 e BR-356. E mais sete rodovias estaduais.

     Ferroviário - A ferrovia Centro - Atlântica (FCA) principal eixo de conexão ferroviária entre as regiões noroeste, Sudeste e Centro-oeste, interliga Campos aos grandes centros e portos do país.

     Aéreo: O aeroporto Bartolomeu Lizandro (CAW) tem vôos para o Rio de Janeiro, Macaé, Vitória, Belo Horizonte e possui um terminal alfandegado, sendo peça fundamental no suporte aos grandes investimentos que estão surgindo na região. 

     Na praia do Farol de São Thomé, no litoral, está localizado o heliporto de Farol que é utilizado pela PETROBRAS para o transporte de trabalhadores até as plataformas da Bacia de Campos.

     ENERGIA E GÁS

     1ª cidade da América Latina a receber iluminação elétrica, Campos dos Goytacazes  possui uma subestação do Sistema Eletrobras FURNAS e uma usina termelétrica.

     A rede de gás canalizado da CEG  Rio atende tanto a clientes residenciais quanto industriais.

     SAÚDE

     Campos é referência regional em saúde, contando com 02 hospitais públicos e 07 particulares.

     CULTURA E LAZER

     Mantém uma agenda cultural variada exibida nos teatros Trianon, de Bolso, do Palácio da Cultura, do SESC e do SESI.

     Vários cinemas que exibem os últimos lançamentos nacionais e internacionais

     COMUNICAÇÃO

     Conta com diversos canais de televisão abertos e a cabo, jornais, revistas, rádios AM e FM e internet a cabo e via rádio. As principais operadoras de telefonia fixa e móvel do país também estão presentes no município, que dispõe de rede de fibra ótica.

     HOSPEDAGEM

     A rede hoteleira tem bom nível, oferecendo centenas de leitos em vários estabelecimentos, tanto na cidade quanto na zona rural e no balneário da praia de Farol de São Thomé.

     EDUCAÇÃO

     O município é pólo universitário e de especialização lato sensu e stricto sensu, também voltado para ao campo da pesquisa e incubadoras, abrigando instituições de ensino da rede publica e várias universidades privadas.

     Também é importante pólo de formação tecnológica e profissional em diversas áreas técnicas. A rede municipal de educação conta com inúmeras escolas e creches. Mantém um programa de bolsas universitárias, beneficiando muitos estudantes das faculdades conveniadas.

     INFRAESTRUTURA

     Desde 2009 a prefeitura investe em obras de infraestrutura e urbanização de bairros e distritos, que melhoram a qualidade de vida da população. O "Bairro Legal" está levando aos bairros diversas melhorias, e a nova perimetral "Arthur Bernardes" desafogou o trânsito na região central e facilitou o acesso ao litoral. O programa "Morar Feliz", um dos maiores programas habitacionais do país, está entregando casas populares em vários pontos do município.

     A passagem social, através do Cartão Cidadão, beneficia mais de 300 mil pessoas e possibilitou a modernização da frota de ônibus e o aumento do número de veículos em circulação.

     Fonte: Texto cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo - Campos dos Goytacazes