Desenvolvido por focall.com.br
 

Religiosidade nos distritos

Descrição:

Festas dos Santos Padroeiros nos Distritos

- Distrito Sede

-  Santíssimo Salvador - 06 de Agosto
O Dia 06 de agosto marca a data da Transfiguração do Senhor. Segundo o Evangelho de São Mateus (Mt 17, 1-9), seis dias depois, de sua morte, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá se transfigurou na presença deles, seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.
Esta data é comemorada como Dia do Santíssimo Salvador, padroeiro da Cidade de Campos dos Goytacazes fundada em 29 de maio 1677, como Vila de São Salvador dos Campos.

- Distrito de Santo Amaro

- Santo Amaro - 15 de janeiro

Festejado a 15 de janeiro, Santo Amaro - também chamado de Mauro - nasceu no século VI, filho do senador romano Eutichio.
Certa vez, obedecendo a uma ordem de São Bento, Amaro entrou no Lago Claudiano, para tirar da água, onde, descuidado, caíra o jovem Plácido, estudante do mosteiro. Segundo a lenda, Amaro caminhou sobre as águas (como Cristo) e rapidamente salvou o jovem de morrer afogado. Reconhecendo o valor de Amaro, o Patriarca dos monges incumbiu-o de importante missão: difundir na Gália (França) a Regra de São Bento, o que ele executou nos primeiros vinte anos do século VII.
Suas principais virtudes são a castidade, a humildade, a caridade e a obediencia à Regra da Ordem. Ainda em vida, Amaro teve fama de santidade. Faleceu em 584.
É invocado na cura de certas doenças, gripe, reumatismo, rouquidão, dor de cabeça e paralisia. A igreja do mesmo nome guarda importante acervo de ex-votos pelos milagres consagrados ao Santo. No Brasil a prática do ex-voto foi introduzida com a chegada dos colonizadores portugueses como ritual da religião católica.

Distrito de Morro do Coco

- Nossa Senhora da Penha - 16 de setembro

Existia no norte da Espanha, uma serra muito alta e íngreme chamada Penha de França, na qual o rei Carlos Magno teria lutado contra os mouros desbaratando-os.
Por volta de 1434, certo monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que lhe apareceu no topo de uma escarpada montanha, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão Vela, assim se chamava o monge, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização e para lá se dirigiu. Após três dias de intensa caminhada e escalando penhas íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistaram em sonho.
Construiu Simão Vela uma tosca ermida nesse local, que logo se tornou célebre pelo grande número de milagres alcançados por intermédio da Senhora da Penha, e mais tarde ali foi construído um dos mais ricos e grandiosos santuários da cristandade. Em Portugal, o culto de Nossa Senhora da Penha iniciou-se após a batalha de Alcácer-Quibir, de tão triste memória, na qual perdeu a vida o rei D. Sebastião.
Como quase todos os títulos da Virgem Maria registrados no Brasil no período colonial, o culto de Nossa Senhora da Penha foi trazido por marujos portugueses e aqui tomou grande impulso, devido à devoção dos lusitanos emigrados que transpuseram para nossa pátria os seus costumes e devoções.

Distrito de Campo Limpo

- Nossa Senhora do Rosário - 07 de Outubro

São Domingos fez do Rosário sua poderosa arma para combater a heresia dos albingenses, isto no início do século XIII, na França.  Fundou a ordem dominicana e por sua intensa propagação e devoção, a Igreja lhe conferiu o título de "Apóstolo do Santo Rosário".  Existem, inclusive, certas versões históricas que afirmam ter Nossa Senhora aparecido a São Domingos segurando o Menino Jesus no colo e oferecendo-lhe o santo Rosário, e cuja propagação e divulgação teria tomado impulso por pedido pessoal de Maria Santíssima.

Distrito de Santo Eduardo

- Santo Eduardo - 13 de Outubro

Santo Eduardo era um inglês da família real que teve que fugir com a família para a França, já que a Inglaterra tinha sido invadida pelos dinamarqueses. Santo Eduardo foi puro, muito orante e caridoso.
Providencialmente os dinamarqueses foram expulsos ao voltar para a Inglaterra e assim, Eduardo foi coroado rei. Agora como rei, colocou em ação a herança de sábias leis que recebeu do seu santo e mártir avô Edgar. Promoveu a religião: "O melhor meio para tornar uma nação feliz e dar-lhe um embasamento moral no santo temor de Deus".
Já casado, Santo Eduardo não teve filhos, mas era pai de todos os pobres. Homem de profundo senso de justiça e de igual vida de oração. Eduardo alcançou em vida, milagres para o povo. Historiadores relatam diversos milagres, como o caso do câncer que curou ao traçar o sinal da cruz em um doente.
Enfermo aos 64 anos, Santo Eduardo recebeu os santos sacramentos, consolou a esposa, deu os últimos conselhos e se despediu, porque sabia quando ia morrer.

Distrito de Goitacazes

- São Gonçalo - 10 de janeiro

São Gonçalves do Amarante (Portugal) ou Gonzalo do Amarante (Espanha), é um santo que pregou e operou supostos milagres. Após sua morte passou a ser protetor dos violeiros, e santo curador, além de casamenteiro.
Foi um verdadeiro filho da Idade Média, um dos homens saído das páginas da "Lenda Dourada". Ainda jovem, Gonçalves deu indicações de que seria um santo. Concentrou-se nos estudos da Igreja e recebeu treinamento na casa do arcebispo de Braga. Após a sua ordenação, foi dado a ele cuidar de uma paróquia rica e seria um posto que deveria deixá-lo muito feliz, mas ele não estava interessado em paroquianos ricos e assim foi ajoelhar-se aos pés da Virgem Maria. Construiu uma capela para a Santa Virgem e pregava para aqueles que vinham a ele e em breve um fluxo de peregrinos ia ao encontro a sua ermida. Gonçalves saiu à procura da Ordem e eventualmente encontrou o convento dos Dominicanos. Ali ele terminou a sua procura e pediu o hábito. O povo da vizinhança logo espalhou a noticia que o Santo eremita estava de volta. Eles vinham em grupos e pediam-lhe a cura de suas doenças. E ele, milagrosamente, os curava.
Gonçalves morreu em 1259, após profetizar o dia de sua morte e prometendo aos seus amigos que os ajudaria após deixar esta terra. São Gonçalo no Brasil também é chamado padroeiro dos violeiros.

Distrito de Mussurepe

- São Bento - 11 de julho

São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480 numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.
Diante da decadência tanto moral e espiritual, o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.
A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico. Desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de sua morte aos 67 anos.

Por: Profª Sylvia Marcia Paes
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo